Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como o Barça contratou Neymar




Caro amigo leitor, esse humilde e novo blogueiro está de volta. Não ví o jogo Barcelona e Santos com os mesmos olhos que muitos amigos pessoais e da imprensa. Nesse humilde olhar o Santos não entrou em campo. Mas, ficou evidente a estrutura que permite o clube catalão ser o melhor do mundo.
Em tempo de contratações nos clubes brasileiros, segue um exemplo de como trabalhar, de como montar um time vencedor. Se Neymar estará no Barcelona em 2014? me responda você.

O planejamento

Quando a atual direção do Barça chegou ao poder em julho de 2010, o presidente, Sandro Rosell, vice-presidente de esportes, Josep Maria Bartomeu, e diretor esportivo, Andoni Zubizarreta, já tinha uma extensa lista de potenciais alvos para reforçar time. Um dos nomes era Neymar. Mas além da fama de ser um excelente jogador carregava a marca de ser polêmico com treinadores e jogadores rivais, o famoso "marrento".  O primeiro passo era convencer o técnico Guardiola, que só aceita  jogadores que tenham um ótimo caráter no time. Para Pep era um risco, pois achava Neymar mascarado e com um ego gigante. Além disso o técnico não queira, de maneira alguma, criar qualquer tipo de sombra para a grande estrela do time, Messi. A experiência com Ibrahimovic havia sido negativa e o barça havia acabado de contratar Davi Villa. Portanto Neymar não era um nome na cabeça de Pep Guardiola.

O amigo

Apesar da relutância inicial do técnico, o clube foi discretamente insistindo que  'Neymar seria uma excelente opção para Pep. Sandro Rosell sabia do interesse do Real Madrid, pois sempre se encontava  com dirigentes do time merengue no Brasil. Quem conseguiu convencer o técnico foi o ex-goleiro sa seleção espanhola e atual diretor esportivo, Zubizarreta. Ele e Pep são grandes amigos. Zubi enviou ao Brasil equipes para gravar os treinos do santos e fazer entrevistas com Neymar que poderiam eliminar a imagem tornava o técnico espanhol tão relutante. Jogos do Campeonato Paulista, do Brasileirão e da Copa Libertadores, eram gravados com um único ângulo: Neymar. Todo material Zubi apresentava em reuniões fechadas ao técnico Pep, seguido de extensos relatórios das habilidades individuais do jogador em campo: números, jogos, gols, dribles e o que mais o craque pudesse fazer. Um relatório sobre a vida pessoal, detalhado, garantiu que era um jovem de dezenove anos, que se divertia como todos desta idade, mas era concentradíssimo no futebol e, ao contrário do que se dizia, tinha uma família equilibrada acostumada com o futebol, já que o pai havia sido jogador profissional. Pep ficou Convencido que o craque do Santos evoluiu, tinha boa estrutura familiar e havia melhorado a marra, principalmente em 2011.


O detalhe

                                                  Daniel Alves

O laretal do Barça, Daniel Alves foi uma peça importante para o negócio ser concretizado. Antes da final do mundial interclubes o jogador criou uma boa relação entre Messi e Neymar . Os dois se falavam por telefone com tradução do jogador brasileiro.



O  final


                                            Neymar bate papo com Messi depois da final do mundial

Com o assédio do Real Madrid, Daniel convenceu Neymar que o futebol dele, o estilo, apareceriam muito mais no Barcelona. Contou muitas histórias da excelência do clube catalão e da preocupação com os jogadores. Neymar e Messi parceiros e a estrutura catalã. Os últimos elos para o craque brasileiro jogar no Barça a partir de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário