Pesquisar este blog
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Engoliu essa?
ECONOMIA DESACELERA E TEM CRESCIMENTO ZERO NO TERCEIRO TRIMESTRE
“A economia brasileira ficou estagnada no terceiro trimestre de 2011 na comparação com o segundo trimestre do ano, com a primeira queda no consumo das famílias em quase três anos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (6), ao divulgar os dados do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país.
ENGOLIU ESSA? Então espia...
No final de novembro, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, já havia dito que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre poderia ficar em torno de zero.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010185-pib-pode-ter-crescimento-zero-no-3-trimestre-diz-barbosa.shtml
O único setor que teve crescimento em relação ao trimestre anterior foi a agropecuária (3,2%). Indústria (-0,9%) e serviço (-0,3%) apresentaram queda.
Na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo, o consumo das famílias, um dos motores da economia nos últimos trimestres, caiu 0,1%, a primeira queda desde o quarto trimestre de 2008.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, houve um crescimento do PIB de 2,1%, com destaque para a agropecuária (6,9%), serviços (2%) e indústria (1%).
Em 12 meses, a alta do PIB brasileiro é de 3,7%. No acumulado de 2011 até setembro, o crescimento é de 3,2%.
Além disso, o crescimento do segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre foi revisto para baixo, de 0,8% para 0,7%. Já o crescimento do primeiro trimestre de 2011 em relação ao último trimestre de 2010 foi rebaixado de 1,2% para 0,8%.
“As manchetes dos jornais de ontem, quarta-feira (7), sobre o crescimento zero do PIB no terceiro trimestre de 2011, segundo especialistas revelam equívoco:
Tratar um índice – que, obrigatoriamente, registra uma variação passada – como um retrato do presente.
Alguns meios de comunicação pressionam. Politicamente é importante fazer você, amigo leitor, acreditar que a economia vai mal. Será que se fosse mesmo assim, Em meio a uma crise mundial o FMI viria nos pedir dinheiro?
Engoliu essa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário