Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A volta dos que não foram, Jader Barbalho


Supremo libera posse de Jader Barbalho no Senado.
Jader Barbalho (PMDB-PA), que estava até hoje barrado pela Lei da Ficha Limpa, vai tomar posse  no Senado. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, decidiu desempatar o caso que estava em 5 votos a 5. Ontem, senadores do PMDB estiveram no Supremo e pediram que Peluso decidisse a questão sozinho.
E ele fez, duas vezes. O presidente do Supremo utilizou o chamado "voto de qualidade", previsto no artigo 13 do Regimento Interno da corte.

FICHA LIMPA
Com 1.799.762 votos nas eleições de 2010, Jader continuava barrado pela Lei da Ficha Limpa há mais de um ano após a eleição. O seu pedido para assumir o cargo gerou um impasse na Corte no ano passado, quando o julgamento ficou empatado em 5 a 5, mantendo a sua inelegibilidade por ele ter renunciado ao cargo de senador, em 2001, para evitar a cassação, após ser alvo de denúncia.
Em março deste ano, porém, o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições de 2010. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais concorreram.

Jader Barbalho foi alvo de várias denúncias de corrupção . Ele é o proprietário do grupo RBA de comunicação, do jornal Diário do Pará, e um dos acionistas da TV TAPAJÓS, afiliada à REDE GLOBO. Com início humilde em Belém, ele ficou milionário após várias décadas na política. engoliu essa?
Jader Barbalho renunciou ao cargo de SENADOR em 2000, sob denúncia de DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS DA SUDAM, BANPARÁ e do INCRA. Até ficou preso, mas só por uns dias e a SUDAM foi fechada. Mas Jader voltou a ser eleito deputado federal em 2002 e 2006 e senador em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário