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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PSDB faz propaganda das estradas que você paga a conta



Zé Trombada...
Um comercial do Governo de São Paulo, PSDB,  está sendo exibido exaustivamente na tv. Nele, o partido de gaba das condições das estradas no estado. 
É o maior sistema estadual de transporte rodoviário do Brasil, com 34.650 km. Trata-se de uma enorme rede interligada, divida em três níveis, municipal (11.600 km), estadual (22.000 km) e federal (1.050 km). 
São Paulo possui o maior número de estradas duplicadas da América Latina e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, o sistema rodoviário do estado é o melhor do Brasil, com 59,4% de suas estradas classificadas na categoria "excelente".
A pesquisa também apontou que das 10 melhores rodovias brasileiras, nove são paulistas.

até aí tudo bem né? agora...


O sistema rodoviário paulista,  é um dos mais caros do mundo, bastante criticado pelo alto custo imposto aos seus usuários. O estado de São Paulo concentra mais da metade das praças de pedágio do Brasil e uma nova praça de pedágio é criada a cada 40 dias, aproximadamente. 
Ou seja, quem administra as estradas cara pálida??? quem administra são as concessionárias privadas, que o caro amigo leitor vai poder ler logo abaixo. Elas lucram mais que os bancos...


Segundo um levantamento realizado pela Austin Rating em 2009 
para o Monitor Mercantil, a rentabilidade média das 
15 empresas analisadas foi superior ao do setor financeiro, com 30% de rentabilidade do patrimônio líquido das concessionárias ante os 20,3% conquistados pelos bancos.  Além disso, o lucro de algumas companhias ultrapassa a margem os 80%. 
Um exemplo é sistema Anhanguera-Bandeirantes, regido pela concessionária AutoBan e pertencente ao grupo CCR, com índice de rentabilidade avaliada em 80,5%.


Vamos além...


No Estado de SP, até abril de 2011, existiam cerca de 5.361 km de rodovias concedidas, sendo 3.565 no período 1998 a 2000 (antigas concessões) e 1.796 no período 2008 a 2010 (novas concessões);
O faturamento total das concessionárias em 2009 foi de R$ 4,6 bilhões;
O lucro líquido total das concessionárias em 2009 foi de R$ 832 milhões;
Este lucro líquido representou 17,88% do faturamento das empresas concessionárias em 2009;
As empresas faturaram R$ 868 mil por quilômetro;
As empresas lucraram R$ 155 mil por quilômetro;
Quando analisamos apenas os valores das concessões mais antigas, estas cifras sobem de forma expressiva: as concessionárias antigas faturaram R$ 1,1 milhão por quilômetro e apresentaram lucro de R$ 303 mil por quilômetro;


Sob qualquer ângulo que se olhe, os números são absurdos.
Outras matérias já relataram situações regionais específicas e a ação do Tribunal de Contas da União em relação às concessões de rodovias federais feitas no governo FHC.


Eles ainda fazem propaganda...engoliu essa?



Todas estradas administradas pelas concessionárias no estado:



toBAn
AntesDepois

SP 330 - Trevo de Itú km 62 - 2002

SP 330 - Trevo de Itú km 62 - 2007
Responsável pela concessão das rodovias: Anhangüera, Bandeirantes, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e a interligação Adalberto Panzan, totalizando 316,75 quilômetros de extensão.
Autovias
Responsável pela administração de aproximadamente 317 quilômetros de rodovias do Estado que abrangem as regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.
AntesDepois

SP 330 - km 313 - 2005

SP 330 - km 313 - 2007
Centrovias

AntesDepois

SP 225 - km 130 - 2003

SP 225 - km 130 - 2004
Opera e administra 219 quilômetros de malha rodoviária concedida, abrangendo 12 munícipios da Região Centro-Norte do Estado de São Paulo, com população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.


AntesDepois

SP 300 - km 01 - 2000

SP 300 - km 01 - 2004
Responsável pela administração de aproximadamente 300 quilômetros de malha concedida que abrangem as regiões de Campinas, Sorocaba, Itu, Tatuí, Jundiaí, Tietê, Piracicaba e Rio Claro.
Ecovias
Desde 1998, a Ecovias administra aproximadamente 177 quilômetros de malha rodoviária concedida. A empresa é responsável pelas rodovias que ligam a cidade de São Paulo à Baixada Santista.
AntesDepois

SP - km 62 - 2001

SP - km 62 - 2003
Intervias
AntesDepois

SP 191 - km 330 - 1999

SP 191 - km 330 - 2002
Opera e administra aproximadamente 375,7 quilômetros de malha rodoviária concedida, abrangendo 19 municípios da região Centro-Norte do Estado de São Paulo, com população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
Renovias
Administra desde 1998 cinco rodovias na Região Nordeste do Estado de São Paulo, que abrangem as regiões de Campinas, Mococa, São João da Boa Vista, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sil, Aguaí e ainda, Divisa de Minas Gerais.
AntesDepois

SP 340 - Km 205 - 1998

SP 340 - Km 205 - 2002


AntesDepois

SP 127 - km 201 - 2003

SP 127 - km 201 - 2005
Administra e opera desde o ano de 2000 aproximadamente 516 quilômetros de malha rodoviária do Programa de Concessões do Estado de São Paulo. As rodovias abrangem a região de Itapetininga.
TEBE
Responsável por aproximadamente 156 quilômetros da malha concedida pelo Estado de São Paulo. Suas rodovias abrangem as regiões de Barretos, Bebedouro, Catanduva e Taquaritinga.
AntesDepois

SP 322 - km 393 - 2004

SP 322 - km 393 - 2007
Triângulo do Sol
AntesDepois

SP 326 x SP 333 - km 338 - 2002

SP 326 x SP 333 - km 338 - 2004
Administra desde 1998 o equivalente à 443 quilômetros da malha rodoviária concedida. Abrange principalmente a região de Araraquara, São Carlos, Mirassol, Matão, Bebedouro, Sertãozinho e Borborema.
Vianorte
Desde o ano de 1998 é responsável por 236,6 quilômetros de malha rodoviária concedida, que abrangem 15 municípios da região Centro-Norte do Estado de São Paulo.
AntesDepois

SP 328 - km 335 - 2003

SP 328 - km 335 - 2004
ViaOeste
AntesDepois

SP 280 - km 16 - 1998

SP 280 - km 16 - 2002
Administra e opera aproximadamente 162 quilômetros de rodovias concedidas do Estado de São Paulo. A empresa é responsável pelo sistema Castello-Raposo, integrado pelas rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho) e ainda, pela rodovia Dr. Celso Charuri.



Auto Raposo Tavares (CART)
O Corredor Raposo Tavares (SP 270) é formado por três rodovias no eixo Bauru/Ourinhos/Presidente Epitácio. São 389 quilômetros de rodovias, que atravessam o território de 27 municípios, mais 55 quilômetros de acessos municipais no centro-oeste paulista. O corredor Raposo dá acesso ao início da rodovia Castelo Branco, por isso, é de importância vital para o transporte de cargas entre os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Fazem parte do Corredor Raposo Tavares as seguintes rodovias:
Ecopistas
O Sistema Ayrton Senna - Carvalho Pinto, faz ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, a Região serrana de Campos do Jordão e as praias do Litoral Norte. Com 134,9 km de extensão e movimento anual de aproximandamente 20 milhões de veículos.
Rodoanel Trecho Oeste
.
A Concessionária RodoAnel é a empresa responsável pela administração dos 32 quilômetros do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas por um prazo de 30 anos. A via, que integra as Rodovias Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera, Bandeirantes e Régis Bittencourt, recebe cerca de 240 mil veículos por dia.
Rodovias do Tietê
O corredor Marechal Rondon Leste tem extensão de cerca de 420 quilômetros, e abrange as regiões formadas pelos municípios de Piracicaba, Campinas, Botucatu, Itu e Salto. Nesse trecho, há também 200 quilômetros de estradas vicinais, que receberão benefícios da concessionária vencedora. Será ainda investido R$ 1,612 bilhão em melhorias e serviços ao usuário na rodovia.
Rota das Bandeiras
.
Corredor Dom Pedro I abrange as regiões de Campinas, Jundiaí, Bragança, Itatiba, Paulínia, São José dos Campos, Alto Tietê e Vale do Paraíba. A rodovia receberá investimento de R$ 2,410 bilhões em obras de ampliação, recuperação, sinalização, monitoração e serviços em uma extensão de cerca de 300 quilômetros. Além da malha concedida, 80 quilômetros de estradas vicinais serão mantidas pela concessionária
SPMar
Rodoanel - Trecho SUL
São 57 km de extensão, mais 4,4 km de interligação com a Av. Papa João XXIII, em São Paulo – SP. Seu traçado inicia-se no trevo da Rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o Trecho Oeste – interligando às Rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da Avenida Papa João XXIII.

Trecho Leste
O Trecho Leste possui cerca de 43,5 km e se destina a interligar o Trecho Sul, desde sua ligação com a Av. Papa João XXIII em Mauá, com a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. O traçado percorre o território de seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.

O Trecho Leste terá o mesmo padrão rodoviário dos demais trechos em operação e construção, com velocidade diretriz de 120 km/h, com duas pistas com quatro faixas de rolamento.
ViaRondon
O corredor Marechal Rondon Oeste tem extensão de aproximadamente 420 quilômetros e receberá investimento de 1,3 bilhão da concessionária vencedora.

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