Zé Trombada...
Um comercial do Governo de São Paulo, PSDB, está sendo exibido exaustivamente na tv. Nele, o partido de gaba das condições das estradas no estado.
É o maior sistema estadual de transporte rodoviário do Brasil, com 34.650 km. Trata-se de uma enorme rede interligada, divida em três níveis, municipal (11.600 km), estadual (22.000 km) e federal (1.050 km).
São Paulo possui o maior número de estradas duplicadas da América Latina e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, o sistema rodoviário do estado é o melhor do Brasil, com 59,4% de suas estradas classificadas na categoria "excelente".
A pesquisa também apontou que das 10 melhores rodovias brasileiras, nove são paulistas.
até aí tudo bem né? agora...
O sistema rodoviário paulista, é um dos mais caros do mundo, bastante criticado pelo alto custo imposto aos seus usuários. O estado de São Paulo concentra mais da metade das praças de pedágio do Brasil e uma nova praça de pedágio é criada a cada 40 dias, aproximadamente.
Ou seja, quem administra as estradas cara pálida??? quem administra são as concessionárias privadas, que o caro amigo leitor vai poder ler logo abaixo. Elas lucram mais que os bancos...
Segundo um levantamento realizado pela Austin Rating em 2009
para o Monitor Mercantil, a rentabilidade média das
15 empresas analisadas foi superior ao do setor financeiro, com 30% de rentabilidade do patrimônio líquido das concessionárias ante os 20,3% conquistados pelos bancos. Além disso, o lucro de algumas companhias ultrapassa a margem os 80%.
Um exemplo é sistema Anhanguera-Bandeirantes, regido pela concessionária AutoBan e pertencente ao grupo CCR, com índice de rentabilidade avaliada em 80,5%.
Vamos além...
No Estado de SP, até abril de 2011, existiam cerca de 5.361 km de rodovias concedidas, sendo 3.565 no período 1998 a 2000 (antigas concessões) e 1.796 no período 2008 a 2010 (novas concessões);
O faturamento total das concessionárias em 2009 foi de R$ 4,6 bilhões;
O lucro líquido total das concessionárias em 2009 foi de R$ 832 milhões;
Este lucro líquido representou 17,88% do faturamento das empresas concessionárias em 2009;
As empresas faturaram R$ 868 mil por quilômetro;
As empresas lucraram R$ 155 mil por quilômetro;
Quando analisamos apenas os valores das concessões mais antigas, estas cifras sobem de forma expressiva: as concessionárias antigas faturaram R$ 1,1 milhão por quilômetro e apresentaram lucro de R$ 303 mil por quilômetro;
Sob qualquer ângulo que se olhe, os números são absurdos.
Outras matérias já relataram situações regionais específicas e a ação do Tribunal de Contas da União em relação às concessões de rodovias federais feitas no governo FHC.
Eles ainda fazem propaganda...engoliu essa?
Todas estradas administradas pelas concessionárias no estado:
toBAn
Auto Raposo Tavares (CART)
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